Entretenimento

Campanha arrecada US$ 720 mil para restauração de traje de Neil Armstrong

20/08/2015 16h36

Washington, 20 Ago 2015 (AFP) - Graças a um "crowdfunding", um financiamento colaborativo lançado pela instituição americana de ação e pesquisa Smithsonian, o traje espacial que Neil Armstrong usou para caminhar na Lua será restaurado, após uma arrecadação robusta de quase 720 mil dólares.

Um total de 9,5 mil pessoas contribuiu para a campanha "Reboot the Suit", que foi lançada no site Kickstarter e encerrou na quarta-feira ultrapassando a meta de 500 mil dólares.

A inesperada quantia vai permitir que o Smithsonian tenha dinheiro de sobra para preservar e exibir um segundo traje espacial usado por Alan Shepard, o primeiro americano no espaço.

"É surpreendente", declarou à AFP o diretor de serviços digitais do Smithsonian, Yoonhyung Lee, falando no Museu Aéreo e Espacial Nacional, em Washington. "Nós realmente não esperávamos que fôssemos atingir a meta tão rapidamente, quanto mais ultrapassá-la nesse nível. Foi um grande triunfo para nós".

A campanha começou no dia 20 de julho, no 46° aniversário da histórica aterrissagem lunar do Apollo 11. A instituição planeja que o traje branco e o capacete estejam prontos para visitação até o 50° aniversário, em 2019.

"O traje é muito sensível", explicou à AFP a curadora responsável pela restauração, Lisa Young.

"Está chegando ao seu 50° ano de vida. Boa parte de seus materiais foram feitos para uso temporário - para chegar à lua e voltar".

Amstrong morreu em Ohio, sua terra natal, há três anos atrás, aos 82 anos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo