Entretenimento

'A Cabeleireira', de Picasso, é devolvido à França 17 anos após ser roubado

13/08/2015 16h50

Washington, 13 Ago 2015 (AFP) - "A Cabeleireira", um quadro cubista pintado por Picasso em 1911 e estimado em 15 milhões de dólares, foi devolvido nesta quinta-feira às autoridades francesas 17 anos após ter sido roubado e encontrado em 2014 nos Estados Unidos em um anônimo pacote do correio.

O quadro de 33 cm por 46 cm cruzou o Atlântico em dezembro de 2014, habilmente disfarçado em um pacote enviado da Bélgica e que levava a inscrição "Art Craft/30 E/Joyeux Noël" (Obra de arte/30 E/ Feliz Natal).

Mas a embalagem, que parecia um presente de Natal sem grande valor, não enganou os serviços alfandegários e de imigração dos Estados Unidos (ICE): sua divisão de investigação do tráfico internacional de obras de arte identificou a tela roubada em 1998 e cuja desaparição foi descoberta recentemente em 2001.

O pacote foi enviado por correio da Bélgica em 17 de dezembro, mas seu desaparecimento - constatada pela equipe do Centro Pompidou de Paris após uma solicitação de empréstimo - segue sendo um mistério.

A alfândega americana conservou o quadro em "um espaço climatizado" e o restituiu à embaixada da França em Washington até as 15H00 (hora de Brasília). A obra, de propriedade do governo francês, deverá ser enviada em breve ao museu de arte moderna parisiense.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo