Topo

Valioso Stradivarius é encontrado depois de 35 anos

06/08/2015 15h25

Nova York, 6 Ago 2015 (AFP) - Um Stradivarius do século XVIII que desapareceu em maio de 1980 foi encontrado em um hotel e restituído nesta quinta-feira em Nova York às filhas de seu proprietário, que foi um violinista e professor de música americano.

O violino "Ames", avaliado em 5 milhões de dólares - segundo a procuradoria de Manhattan - pertencia ao violinista Roman Totenberg, falecido em 2012. Foi fabricado em 1734 pelo famoso luthier italiano Antonio Stradivari.

O violino foi roubado em maio de 1980 junto a dois antigos arcos que pertenciam a Totenberg, depois de um show na escola de música Longy em Cambridge, perto de Boston (nordeste dos Estados Unidos).

No dia 26 de junho, o precioso violino reapareceu em um hotel em Manhattan onde a ex-esposa de um músico, que também faleceu, se reuniu com um especialista para pedir uma estimativa de seu valor.

O especialista reconheceu o violino e imediatamente advertiu a polícia.

A então proprietária explicou que ignorava que o violino tivesse sido roubado e aceitou devolvê-lo às três filhas de Roman Totenberg, um menino prodígio polonês que havia feito sua estreia aos 11 anos com a orquestra filarmônica de Varsóvia e emigrou aos Estados Unidos em 1938. Faleceu em 2012 aos 101 anos.

O "Ames" é chamado assim por George Ames, a quem o instrumento pertencia no fim do século XIX.

Dos cerca de 1.000 violinos fabricados por Stradivari, 500 ainda existem no mundo. Famosos por sua qualidade, são vendidos às vezes por milhões de dólares.