Topo

Europa acusa estúdios de Hollywood de violar regras de concorrência

Logo da Paramount Pictures, acusada de violar as regras de concorrência - Divulgação
Logo da Paramount Pictures, acusada de violar as regras de concorrência Imagem: Divulgação

De Bruxelas (Bélgica)

23/07/2015 14h59

A capital belga Bruxelas acusou nesta quinta-feira (23) seis estúdios de Hollywood e o canal britânico Sky UK de violar as regras de concorrência, ao restringir o acesso aos conteúdos deste último fora do Reino Unido e da Irlanda.

A Comissão Europeia comunicou sua denúncia ao canais Sky, Disney, NBCUniversal, Paramount Pictures, Sony, Twentieth Century Fox e Warner Bros, sobre a investigação aberta em janeiro de 2014, em meio aos esforços de Bruxelas para combater as barreiras digitais na Europa.

"A Comissão considera que cada um dos seis estudios e a Sky UK acordaram, de forma bilateral, em estabelecer restrições" que impedem que o canal britânico ofereça seus serviços fora de Reino Unido e Irlanda, seja por satélite ou por internet, informou em comunicado.

De acordo com a Comissão Europeia, essas medidas podem violar suas leis de concorrência, já que, sem essas restrições a Sky UK poderia "decidir livremente, por razões comerciais", propôr ou não seus programas a quem queira ter acesso a eles.