Topo

Berlusconi diz que Putin o queria como ministro

23/07/2015 11h37

Roma, 23 Jul 2015 (AFP) - Silvio Berlusconi afirmou durante um jantar que o presidente russo, Vladimir Putin, queria convertê-lo em seu ministro da Economia e conceder a ele a nacionalidade russa, segundo o jornal La Stampa, que cita indiretamente o ex-chefe do governo italiano.

"Na Itália, estou relegado à margem dos acontecimentos, enquanto Putin me disse que estaria disposto a me conceder a cidadania e a me confiar a direção do ministério da Economia", disse Silvio Berlusconi, que completará 79 anos em setembro e cujas declarações foram relatadas por um de seus anfitriões do jantar, citado pelo jornal italiano.

Massimo Gramellini, editorialista do La Stampa, ironizou estas revelações, afirmando que o fracasso dos planos quinquenais de "Silviusko", à imagem dos antigos planos comunistas, não poderá ser atribuído desta vez "ao poder excessivo dos magistrados e dos jornalistas, uma praga da qual a Rússia está libertada há tempos".

As reuniões mais importantes "serão realizadas depois da meia-noite na 'dacha' de Putin (...) com um grupo de jovens mulheres economistas", acrescentou o editorialista.