Topo

Mais de 30 jovens morrem durante ritos de iniciação na África do Sul

21/07/2015 12h44

Joanesburgo, 21 Jul 2015 (AFP) - Trinta e dois jovens morreram e mais de 150 foram hospitalizadas este ano durante cerimônias tradicionais de iniciação praticadas por alguns grupos étnicos sul-africanos, indicou o governo nesta terça-feira, quando a temporada de iniciações se aproxima do seu fim.

A maioria das mortes e infecções resultaram de circuncisões realizadas sem quaisquer higiene, indicou Sifiso Ngcobo, porta-voz do Departamento de Assuntos Tradicionais.

Este ano, pelo menos um caso de amputação do pênis foi relatado.

"Outros morreram de violência, desidratação ou falta de higiene", disse ele.

O maior número de mortes (27) e feridos foi registrado como a cada ano em Cabo Oriental, província natal de Nelson Mandela, onde os ritos de passagem são uma parte essencial da cultura Xhosa, maioria na região.

A circuncisão ocorre depois de um retiro na floresta durante entre duas a quatro semanas, onde os jovens são submetidos a provas tradicionais e secretas, testes de força e resistência destinados a torná-los homens.

Em 2014, uma comissão do governo havia contabilizado 400 mortes entre 2008 e 2013.

"É lamentável e infeliz", afirmou no início Zolani Mkiva, porta-voz do rei dos xhosas, Zwelonke Sigcawu. "Este é um dos rituais mais importantes de nossa sociedade. Mas tão importante quanto é não perder vidas neste rito. A vida é mais importante do que o ritual", disse ele.

O governo, preocupado nos últimos anos, já fechou 150 escolas de iniciação não-aprovadas, incluindo no município de Soweto, em Joanesburgo.

As famílias são incentivadas a tomar medidas legais contra os charlatães envolvidos em iniciações em troca de dinheiro.

kvs-cpb/tmo/mr