Entretenimento

Cineastra Laura Poitras processa governo americano

14/07/2015 16h37

Washington, 14 Jul 2015 (AFP) - A cineasta Laura Poitras, Oscar de Melhor Documentário por "Citizenfour" sobre Edward Snowden, que revelou a existência de um grande programa de vigilância dos Estados Unidos, processou o governo americano, depois de ter sido alvo, durante anos, de longos interrogatório nas fronteiras.

Poitras, também Prêmio Pulitzer, pede ao Departamento de Justiça e aos órgãos responsáveis pela segurança das fronteiras que publiquem seis anos de relatórios indicando como, cinquenta vezes, foi interrogada, revistada e teve de esperar por horas em controles nos aeroportos nos Estados Unidos e no exterior.

"Estou apresentação uma denúncia, porque o governo usa a fronteira americana para burlar a lei", disse a cineasta da Electronic Frontier Foundation (EFF), que milita em favor da liberdade na internet e representa Poitras em seu processo iniciado na segunda-feira em nome da lei FOIA sobre a liberdade de informação.

"Também o faço em apoio a todas as outras menos conhecidas que sofrem assédios nas fronteiras. Temos o direito de saber como o sistema funciona e por que nós somos seus alvos", acrescentou.

Durante os interrogatórios em questão, a cineasta foi informada por agentes que tinha antecedentes criminais, o que ela nega, além de o seu nome constar em um banco de dados de suspeitos que ameaçam a segurança nacional, segundo o EFF.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo