Topo

Em versão digital, Mona Lisa ganha inteligência artificial para interagir

Detalhe da pintura "Retrato de Lisa Gherardini del Giocondo, a La Gioconda" encontrada no Museu El Prado, em Madri - REUTERS/Charles Platiau
Detalhe da pintura "Retrato de Lisa Gherardini del Giocondo, a La Gioconda" encontrada no Museu El Prado, em Madri Imagem: REUTERS/Charles Platiau

12/07/2015 12h57

Uma equipe de especialistas criou uma versão digital da Gioconda, dando à modelo mais famosa de Leonardo da Vinci uma inteligência artificial que lhe permite interagir com o ambiente.

O célebre quadro do século XVI está adaptado digitalmente a seu tamanho real. A Mona Lisa olha da esquerda para a direita, depois fecha os olhos, sorri ou faz uma leve careta, em função do que acontece ao redor.

"A ideia é compartilhar com a Gioconda uma relação íntima (...) como se fosse um ente querido, para que cada um possa apropriar-se desta poderosa figura da arte", afirma Florent Aziosmanoff, líder do projeto.

O conceito funciona graças a um Kinect, um periférico que capta os movimentos e imagens, utilizado nos video games.

Uma equipe de 40 pessoas trabalhou por um ano na França no projeto, batizado "Living Joconde".

De acordo com Aziosmanoff, não se trata de inventar "outra Gioconda", e sim de perpetuar a "living art" iniciada pelo grande pintor de Florença.

"A Gioconda é considerada o primeiro quadro que consegue dar vida a uma pessoa diante do espectador", disse.

Do quadro até uma joia, a "Living Gioconda" poderia ser comercializada em várias versões.

Em colaboração com a marca Mathon acaba de ser concebido um protótipo de "joia conectada" em forma de camafeu, representando a Mona Lisa.

A joia de fantasia custará 100 euros e as versões mais desenvolvidas centenas de milhares de euros.

E os especialistas já começaram a trabalhar em um aplicativo para celular, que permitirá inclusive o envio de mensagens de texto.

O criador do projeto, no entanto, adverte que a Gioconda interativa não terá nada a ver com Tamagotchi, pequenos animais eletrônicos muito populares há alguns anos e que deveriam receber cuidados dos proprietários.

"No Tamagotchi é necessário alimentar o animal, comprovar que está bem. O que eu proponho é uma Gioconda que tenha sua independência e sua sutileza", afirma.