Topo

Site do Observatório Sírio sofre ataque hacker de supostos membros do EI

08/07/2015 11h33

Beirute, 8 Jul 2015 (AFP) - Hackers que dizem pertencer ao grupo jihadista Estado Islâmico(EI) atacaram nesta quarta-feira o site do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma organização que transmite informações diárias sobre o conflito na Síria, e ameaçaram o seu diretor.

O OSDH enviou à AFP uma captura de tela da página principal, igualmente difundida pelo centro de monitoramento de sites jihadistas SITE e contas no Twitter de apoiantes do EI.

Nesta página, atualmente indisponível, aparece uma fotomontagem com o rosto do diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, montado no corpo de um homem ajoelhado em uniforme laranja com ao seu lado um homem encapuzado com uma faca na mão, recordando as encenações das decapitações realizadas pelo EI.

Não foi possível verificar se os hackers, que se autodenominam "Jaich al-Khilafa al-Electroni" (Exército Eletrônico do Califado), são realmente relacionados com a organização ultrarradical.

"Em um ataque surpresa, O Exército Eletrônico do Califado invadiu o site do OSDH e destruiu suas informações", foi a mensagem em árabe deixada pelos hackers.

Abdel Rahmane confirmou à AFP o incidente, afirmando que "todas as informações que estavam disponíveis foram apagadas". Ele garantiu, no entanto, que o Observatório possui cópia de tudo e voltará a difundir as informações.

O OSDH é uma das principais fontes de informação sobre o conflito que atinge a Síria há quatro anos. É um dos poucos órgãos a divulgar as violações cometidas por todos os envolvidos na guerra, seja o exército sírio, os rebeldes ou os jihadistas.

ram-lar/jri/mr