Topo

Três pessoas atingidas pelos touros no primeiro dia da festa de São Firmino

07/07/2015 10h12

Pamplona, Espanha, 7 Jul 2015 (AFP) - Dois americanos e um britânico ficaram feridos nesta terça-feira por chifradas na primeira corrida de touros da Festa de São Firmino em Pamplona (norte da Espanha), anunciaram os organizadores.

Nas primeiras hora da manhã, os touros pesando meia tonelada em média dispararam pelas ruas da cidade correndo atrás dos moradores e turistas dispostos a desafiar seus afiados chifres.

A corrida de cerca de 850 metros durou dois minutos e 23 segundos.

Este tipo de corrida, que já causou a morte de 15 pessoas desde 1911, se repetirá todas as manhãs até 14 de julho, quando se encerra a festa.

Uma maré de habitantes locais e turistas lotaram Pamplona na segunda-feira para participar da cerimônia que deu início à tradicional festa de São Firmino.

Cinco telões foram instalados pelo centro da cidade do norte da Espanha para permitir que todos acompanhem o evento.

Esta festa remonta a tempos medievais e combina procissões religiosas, danças tradicionais, shows e consumo de muito álcool.

Mas nos últimos tempos da tradicional festa não tem recebido o aval de todos.

Associações de defesa dos animai protestam contra as touradas de São Firmino, denunciando que "são utilizadas descargas elétricas e varas afiadas antes das touradas para atormentar os touros".

As associações de proteção aos animais querem chamar a atenção "porque dezenas de touros sofrem lesões enquanto os participantes os perseguem, batem e aterrorizam a caminho de sua eventual morte na arena de touros da cidade".

Depois de participar nas corridas, os animais são conduzidos até arenas, onde geralmente são mortos ao fim do dia.