Topo

Tesouro de navio espanhol do século XVII vai a leilão em Nova York

06/07/2015 16h14

Nova York, 6 Jul 2015 (AFP) - Um crucifixo de ouro ornado com esmeraldas colombianas encrustadas, moedas e barras de prata fazem parte de um fabuloso tesouro de um galeão espanhol naufragado no século XVII, que será leiloado no próximo mês em Nova York - informou a casa de leilões Guernsey's.

O caçador de tesouros americano Mel Fisher encontrou em 1985 mais de 40 toneladas de ouro e prata nos destroços do barco da coroa espanhola "Nossa Senhora de Atocha", afundado em 1622 contra o arquipélago de Florida Keys (sul dos Estados Unidos) em meio a um furacão quando retornava para a Europa.

O tesouro inclui mais de 100 mil moedas de prata e de ouro, cerca de 1.000 lingotes de prata, esmeraldas colombianas, bem como objetos feitos de metais preciosos segundo a Guernsey's.

O leilão de 40 objetos do navio ocorrerá em 5 de agosto nas galerias da casa de leilões em Nova York.

A Guernsey's também vai oferecer outros objetos descobertos por Mel Fisher e sua equipe, como cerca de 100 moedas de prata do "Atocha" e seu navio irmão "Santa Margarita".

Consultada pela AFP, a casa de leilões estimou o total de vendas entre "1,5 e 2 milhões de dólares".

O navio "Nossa Senhora de Atocha" fazia parte de uma frota de 28 navios espanhóis que partiram de Havana em 4 de setembro de 1622 e foi atingida por um furacão no dia seguinte, deixando oito navios afundados, de acordo com o site do Museu Marítimo Mel Fisher.

Dos seus 265 homens a bordo, apenas cinco sobreviveram. Um mês depois, outro furacão destruiu até mesmo os restos do galeão. Durante os próximos 60 anos, os espanhóis tentaram encontrá-lo, mas não acharam nenhum vestígio e, finalmente, o deram como perdido.

Em 1969, Mel Fisher e sua equipe começaram uma busca que durou 16 anos, até que ele encontrou a carga do "Atocha", achando objetos com o valor estimado de 450 milhões de dólares.

Nascido em Indiana (centro dos Estados Unidos), Mel Fisher (1922-1998) serviu nas forças armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial antes de se dedicar à sua paixão de mergulho e caça ao tesouro de naufrágios perto da costa da Flórida.