Topo

Obama defende a receita tradicional de guacamole no Twitter

02/07/2015 15h12

Miami, 2 Jul 2015 (AFP) - Uma receita inovadora de guacamole, o prato tradicional mexicano à base de abacate muito popular nos Estados Unidos, desatou uma batalha nas redes sociais, que, inclusive, levou o presidente Barack Obama a defender a preparação clássica da iguaria.

Uma colunista da seção de gastronomia do jornal The New York Times tuitou uma nova receita de guacamole, o que motivou um apaixonado debate nas redes sociais, com muitos criticando a colocação de ervilhas no prato.

Obama não demorou a entrar no debate através de seu Twitter, que tem mais de três milhões de seguidores.

"Respeito o NYT, mas não estou de acordo com as ervilhas no guacamole", escreveu o presidente, conhecido por seu gosto pela comida mexicana. "Cebolas, alho, pimentas. Clássico", concluiu.

Até o ex-governador da Flórida e pré-candidato presidencial republicano Jeb Bush, usual crítico das políticas de Obama, neste caso concordou com o presidente democrata. "Não se coloca ervilhas na guacamole", escreveu no Twitter.

A colunista do Times, Melissa Clarke, defendeu a polêmica receita, dizendo que as ervilhas acrescentam uma doçura e uma nova textura à mistura.

"Parem com a loucura do guacamole. Fora com as ervilhas", tuitou a organização Avocados from Mexico, que promove o abacate mexicano nos Estados Unidos.

Os Estados Unidos consumem quase 80% do abacate exportado pelo México (cerca de 700.000 toneladas anuais), segundo cifras do governo americano.

bur-du/lm/cn