Entretenimento

Jérôme Fenoglio assume direção do francês 'Le Monde'

30/06/2015 17h53

Paris, 30 Jun 2015 (AFP) - Jérôme Fenoglio, de 49, foi eleito nesta terça-feira novo diretor do jornal francês "Le Monde", com 68,4% dos votos da redação, um percentual bastante superior ao mínimo estabelecido de 60%.

Atual número dois do jornal, Fenoglio fez sua carreira no "Monde". Agora, tem um mandato de seis anos como diretor do veículo.

Ele será o sexto no posto desde que o jornal foi comprado, em 2010, pelos empresários Pierre Bergé, Xavier Niel e Matthieu Pigasse.

Jérôme Fenoglio sucede à última diretora eleita, Natalie Nougayrède, que obteve 79,4% dos votos em 2013 e se tornou a primeira mulher a dirigir o influente jornal francês.

Ele já havia apresentado sua candidatura em 13 de maio, mas, nessa votação, obteve apenas 55% dos votos. O percentual refletiu a surpresa com o anúncio e o fato de se apresentar a pedido e apoiado pelos acionistas.

Uma parte da redação reclamou do processo de nomeação, considerando que o projeto de Fenoglio é excessivamente digital, e sua equipe, muito fechada. A rejeição à sua candidatura reavivou o mal-estar sobre a direção do jornal, depois da demissão de Natalie, no cargo por um ano.

tup-rba/fmi/bpi/mct/aoc/eg/tt

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo