Topo

Entretenimento

Postal com desenho de Picasso vendido por 166 mil euros

AFP Photo/Auktionshaus Christoph Gärtner GmbH & Co
Carão postal com desenho de Picasso foi vendido por 166 mil euros Imagem: AFP Photo/Auktionshaus Christoph Gärtner GmbH & Co

Em Frankfurt

20/06/2015 10h24

Um cartão postal com um desenho de Pablo Picasso foi vendido neste sábado (20) por 166 mil euros (US$ 188.400) em um leilão na Alemanha, anunciaram os organizadores da venda.

O valor representa um recorde mundial para um cartão postal, segundo a casa de leilões Gärtner, com sede em Bietigheim-Bissingen, perto de Stuttgart, sul da Alemanha.

O comprador, um "colecionador do outro lado do Atlântico", segundo um comunicado, fez a oferta por telefone. A disputa começou com o preço de 100.000 euros.

Com as comissões envolvidas, o comprador vai desembolsar mais de 200.000 euros na operação.

O postal, com uma vista aérea de Pau, sudoeste da França, foi enviado por Picasso em 5 de setembro de 1918 a seu amigo, testemunha de casamento e famoso poeta Guillaume Apollinaire.

Mas ao invés de escrever na parte de trás, o artista espanhol fez um desenho "que pode ser incluído em sua série cubista 'A natureza morta'", explica a Gärtner, que conseguiu comprovar a autenticidade da obra.

O postal nunca chegou ao destinatário. Picasso escreveu o nome do amigo em espanhol, "Don Guillermo Apollinaire", o que provocou a devolução do cartão ao remetente.

Poucos meses depois, Apollinaire, debilitado por um ferimento de guerra, morreu vítima da gripe espanhola.

A casa de leilões Gärtner explicou ter recebido o cartão de um francês, "uma personalidade do mundo empresarial".

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento