Entretenimento

Jornal chinês quer novo começo para o artista dissidente Ai Weiwei

Ng Han Guan/AP
6.jun.2015 - O artista chinês Ai Weiwei posa para selfie com fãs em sua primeira exibição solo em Pequim Imagem: Ng Han Guan/AP

Da AFP, em Pequim

11/06/2015 12h47

O jornal chinês "Global Times", ligado ao Partido Comunista, pediu nesta quinta-feira (11) ao dissidente Ai Weiwei que pare de criticar o governo, depois de uma exposição do artista em Pequim.

Em um gesto impensável até então, as autoridades chinesas autorizaram que o artista inaugurasse a primeira exposição individual no fim de semana passado. Na mostra, Weiwei propõe ao visitante uma reflexão artística sobre os objetos através do tempo.

Ao mencionar uma "nova situação", o jornal Global Times dedica um editorial a Weiwei, mas sem recorrer à agressividade habitual a respeito do artista.

"Talvez tenha chegado o momento de virar a página quanto à polêmica com Weiwei", afirma o jornal do Partido Comunista Chinês. Esta exposição "pode ser a oportunidade para um novo início para Weiwei", completa o editorial.

O dissidente, vencedor de vários prêmios internacionais, nunca suavizou as críticas ao governo, chegando inclusive a burlar a vigilância constante a que é submetido.

O "Global Times" destaca que já passou muito tempo desde a detenção do artista por três meses em 2011, quando Weiwei foi acusado de fraude fiscal e privado de seu passaporte, o que provocou uma onda de indignação em todo o mundo.

"Na China, as pessoas o conhecem mais por motivos políticos do que que por sua obra artística", destaca o jornal, para o qual Weiwei pode se considerar feliz em comparação com outros dissidentes chineses.

O artista talvez tenha começado a reduzir suas exigências ante as constantes pressões. Weiwei, que não foi encontrado para comentar o editorial, afirmou no Twitter que as autoridades chinesas ainda não devolveram seu passaporte.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo