Topo

Monumento de igreja em Madri é inaugurado para abrigar Miguel de Cervantes

Momento do depósito dos restos mortais de  Miguel de Cervantes em monumento em Madri - J. J. Guillén/EFE
Momento do depósito dos restos mortais de Miguel de Cervantes em monumento em Madri Imagem: J. J. Guillén/EFE

11/06/2015 10h26

Os restos do escritor espanhol Miguel de Cervantes, pai de Dom Quixote, repousam em um monumento inaugurado nesta quinta-feira na Igreja de Santo Ildefonso do Convento das Trinitárias, no coração de Madri, após o fim da busca dos mesmos em março.

"Hoje saldamos uma dívida com o maior escritor das letras espanholas", disse a prefeita em funções de Madri, Ana Botella, em seu último ato público à frente da prefeitura.

Botella, acompanhada pelo diretor da Real Academia Espanhola da Língua, Darío Villanueva, e do vigário da arquidiocese de Madri, Joaquín Martín Abad, descerraram uma placa de mármore comemorativa, atrás da qual um nicho contém três pequenas urnas com os restos do escritor.

"Jaz aqui Miguel de Cervantes Saavedra/1547-1616", afirma a placa, que também contém uma passagem de sua obra "Os trabalhos de Persiles e Sigismunda".

As urnas com os restos do pai de Dom Quixote e "dos que foram enterrados na igreja originária de Santo Idelfonso entre 1613 e 1630" foram depositadas na véspera no monumento durante um pequeno ato oficial.

A inauguração do monumento encerra os trabalhos de busca dos restos, que terminaram em março passado quando uma equipe científica disse estar convencida de ter encontrado os mesmos em uma cripta da igreja do convento das Trinitárias descalças, onde o escritor foi enterrado no dia 23 de abril de 1616.