Entretenimento

A partir de 10 de julho álbuns serão lançados às sextas-feiras

11/06/2015 17h43

Nova York, 11 Jun 2015 (AFP) - A partir de 10 de julho os novos álbuns de música sairão à venda às sextas-feiras para sincronizar as datas de lançamento em todo o mundo - anunciou nesta quinta-feira a federação internacional do setor.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) disse que chegou a um acordo com as gravadoras para que os álbuns sejam colocados à venda às sextas-feiras. Selos, empresas e artistas disseram que estarão de acordo em 10 de julho.

Os álbuns aparecem na forma de CD, vinil, digital ou streaming.

"O mesmo dia da lançamento em todo o mundo reflete melhor as realidades do setor", afirmou Glen Barros, presidente da gravadora Concord Music Group, que conta entre os seus artistas com Paul McCartney e Paul Simon.

"Esta mudança de curso levanta muitos desafios e necessita de adaptação (...), mas será benéfica para os consumidores e, a longo prazo, todos ganham", disse ele em um comunicado publicado pela IFPI.

A medida entrará em vigor em 45 mercados, incluindo 11, como a Alemanha e Austrália, onde os discos já saem à venda nas sextas-feiras.

Nos Estados Unidos e no Canadá, os álbuns são lançados geralmente às terças-feiras e na França e no Reino Unido na segunda-feira.

Muitos atores do setor estimam que a saída dos discos em dias diferentes em todo o mundo promove a pirataria, num momento em que a música está disponível online de maneira imediata.

Os defensores da sexta-feira argumentam também que existem mais consumidores ocasionais no início do fim de semana.

No entanto, muitas lojas de música independentes nos Estados Unidos assimilam esta disposição a uma imposição e queriam que o dia para a saída dos álbuns continuasse sendo terça-feira, um dia de menor movimento no comércio.

A IFPI adotou para a ocasião o slogan "New Music Fridays" (Sexta-feira de música nova).

Artistas e fornecedores terão, de qualquer maneira, a possibilidade de escolher outro dia da semana.

No Japão, os discos para o mercado interno continuarão a ser lançados às quartas-feiras.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo