Topo

Editor de jornal do Catar se demite após publicar imagem do Kama Sutra

01/06/2015 14h52

Doha, 1 Jun 2015 (AFP) - O editor-chefe do popular jornal catariano "Al-Sharq", Jaber al-Harmi, entregou o cargo, após a publicação na edição desta segunda-feira de uma foto com cenas de sexo inspiradas no Kama Sutra.

A foto mostra as mãos de uma mulher enfeitadas com as tradicionais tatuagens de henna. Inspirados em cenas do "guia" indiano sobre regras do amor, os desenhos mostram um casal tendo relações sexuais.

Harmi se desculpou na versão on-line do "Al-Sharq", referindo-se a "um erro totalmente involuntário", "o pior" em seus 25 anos de carreira. Ele explicou ter pedido demissão por sua "responsabilidade moral".

"Todas as desculpas não são suficientes diante de um erro tão grave, provocado pela publicação de uma foto moralmente inapropriada", afirmou Harmi, acrescentando que "nossos valores e princípios são uma linha vermelha que não se pode ultrapassar".

Em sua conta no Twitter, ele disse ainda que "todos aqueles por trás desse erro" também foram demitidos.

O Catar é um pequeno emirado do Golfo Pérsico, de cultura islâmica e costumes conservadores. A publicação da foto provocou um intenso debate nas redes sociais.