Topo

Google trabalha com Levi's para fabricar roupa inteligente

30/05/2015 01h05

San Francisco, 30 Mai 2015 (AFP) - Google anunciou nesta sexta-feira que trabalha com a Levi's para criar um tecido especial com capacidades semelhantes a uma tela tátil.

O gigante da Internet utilizou sua conferência anual de desenvolvimento, em San Francisco, para revelar seu chamado Project Jacquard e destacar a Levi's como seu primeiro parceiro.

O Projeto Jacquard - que traz o nome do francês que inventou a tela tátil - está nas mãos de uma pequena equipe do Google chamada de Tecnologia Avançada e Projetos (ATAP, sigla em inglês), à parte do laboratório Google encarregado de grandes inovações.

"Estamos desenvolvendo tecidos interativos", disse Emre Karagozler, da ATAP. "Fazemos isto tecendo fios condutores".

Estes fios especiais podem ser tecidos em uma ampla variedade de fibras, sendo visíveis ou completamente invisíveis, dependendo do desejo do estilista.

A condutividade pode ser limitada a partes específicas ou estar em todo o tecido.

"É flexível, lavável", disse Karagozler enquanto assistentes controlavam luzes e telas de computador manipulando um tecido azul sobre uma mesa.

"É como uma tela normal", qualquer coisa que inclua fibras, desde ternos, vestidos e até tapetes pode trazer esta tecnologia tátil.

Os fios condutores se conectam a pequenos circuitos, do tamanho de botões, que podem utilizar algoritmos para reconhecer os toques, destacou a ATAP.

A informação pode ser enviada wireless a smartphones e outros dispositivos, permitindo ações como telefonemas ou envio de mensagens com aplicações de tela.