PUBLICIDADE
Topo

Escritor húngaro László Krasznahorkai recebe Man Booker International Prize

19/05/2015 21h12

Londres, 20 Mai 2015 (AFP) - O escritor húngaro László Krasznahorkai recebeu nesta terça-feira em Londres o Man Booker International Prize 2015, concedido a cada dois anos a um autor vivo por obras publicadas em língua inglesa ou traduzidas em inglês.

"Espero que este prêmio me ajude a encontrar novos leitores no mundo anglofônico", declarou à AFP o romancista, após cerimônia organizada no museu Victoria & Albert Museum, na capital inglesa.

Em seu discurso de agradecimento, László Krasznahorkai, de 61 anos e premiado pelo conjunto de sua obra, citou o escritor Franz Kafka, o cantor Jimi Hendrix e a cidade japonesa de Kyoto como suas fontes de inspiração.

Muito conhecido na Alemanha e na Hungria, Krasznahorkai é autor de "Tango de Satã" (1985), adaptado para o cinema, "A melancolia da resistência" (1998) e "Seiobo There Below" (2008).

Entre os autores recompensados antes dele pelo Man Booker International Prize, prêmio literário derivado do prestigioso Man Booker Prize britânico, aparecem o norte-americano Philip Roth (2011) e a canadense Alice Munro (2009).