PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

Obra de Matisse roubada por nazistas é devolvida a família francesa

Berlim, Alemanha

14/05/2015 21h52

O advogado da família do colecionador de arte francês Paul Rosenberg, proprietária de uma obra de Matisse roubada por nazistas durante o Terceiro Reich, anunciou na noite desta quinta-feira a restituição da pintura.

"Estamos muito satisfeitos que o quadro 'Mulher sentada' tenha sido devolvido, o que representa um novo passo no sentido da recuperação das obras roubadas de Paul Rosenberg", informou Christopher Marinello.

A restituição, objeto de um acordo no final de março com as autoridades alemãs, é a primeira da coleção do alemão Cornelius Gurlitt, morto no ano passado, filho de um controverso negociante de arte no Terceiro Reich.

O advogado disse esperar que o ministério da Cultura alemão "trabalhe com rapidez e transparência na análise e resolução de outras restituições da coleção Gurlitt", desejando uma resolução "rápida e profissional" dos contenciosos sobre as obras saqueadas.

"Mulher sentada" foi descoberto em uma grande coleção de arte encontrada em 2012 na casa do octogenário alemão Cornelius Gurlitt, morto no ano passado, incorporada ao Museu de Belas Artes de Berna.

Um grupo de peritos internacionais confirmaram em junho que a pintura de Matisse pertencia ao negociante de arte Paul Rosenberg. A obra é estimada em cerca de 20 milhões de dólares.

Entretenimento