Topo

Festival de Cannes abre oficialmente sua 68ª edição

13/05/2015 15h56

Cannes, França, 13 Mai 2015 (AFP) - O Festival de Cannes abriu oficialmente nesta quarta-feira sua 68ª edição, que a longo de quase duas semanas, receberá mais de 80 filmes e seus protagonistas, estrelas como Cate Blanchett, Naomi Watts e Benicio del Toro, na maior festa cinematográfica do mundo.

No total, 19 filmes disputam a Palma de Ouro, o prêmio máximo que será entregue no próximo dia 24, em uma edição que apresenta um olhar mais feminino, social e intimista do cinema autoral.

Astros como Catherine Deneuve, Naomi Watts, a israelense-americana Natalie Portman, acompanhada do marido francês, Benjamin Millepied, encarregado da coreografia da cerimônia de abertura, além de Lupita Nyong'o, Julian Moore e Benicio del Toro, desfilaram pelo tapete vermelho nesta tarde quente no balneário francês.

O filme "La tête en haut" (Com a cabeça nas alturas), da francesa Emmanuelle Bercot, com Catherine Deneuve no papel de uma juíza de menores que tenta salvar um jovem da delinquência, abriu a edição deste ano.

Esta é a primeira vez em 30 anos que o trabalho de uma mulher abre a mostra na 'riviera' francesa - a primeira foi Diane Kurys em 1987 - com um filme que contrasta com o glamor da abertura em outras edições para dar voz a uma realidade dura, mas cheia de esperança.

O júri de nove membros, que também desfilaram no tapete vermelho, tem a particularidade de ser presidido por duas pessoas, em uma referência aos 120 anos da criação do cinema pelos irmãos Lumière.

São eles os cineastas americanos Joel e Ethan Coen, e é integrado pelo mexicano Guillermo del Toro, o canadense Xavier Dolan, também diretores, e as atrizes Rossy de Palma, Sienna Miller e Sophie Marceau. O ator americano Jake Gyllenhaal e a cantora malinesa Rokia Traoré completam o júri, que se encarregará de escolher os premiados desta edição.