Topo

Quadro de Picasso é leiloado por 179 milhões de dólares

11/05/2015 21h09

Nova York, 12 Mai 2015 (AFP) - O quadro "Les Femmes d'Alger" (Mulheres de Argel), do pintor Pablo Picasso, foi arrematado nesta segunda-feira pelo preço recorde de 179,3 milhões de dólares no leilão da Casa Christie's, em Nova York.

A obra pintada pelo mestre espanhol em 1955 e que mostra um harém superou o recorde absoluto de "Três estudos de Lucian Freud", de Francis Bacon, vendido por 142,4 milhões de dólares também pela Christie's, em 2013, em Nova York.

O recorde foi alcançado após onze minutos de disputa entre os interessados.

O leilão da Christie's "Explorando o futuro através do passado" inclui uma seleção de obras do final do século XIX até o presente e espera-se que gere um total de mais de 970 milhões de dólares, algo nunca visto na história dos leilões de arte.

"É um ponto de virada na história da arte. É o leilão do século", disse à AFP Thierry Ehrmann, presidente da Artprice, líder mundial em informação de mercado.

Alberto Giacometti detém o recorde para uma escultura: "O homem que caminha I" (L'homme qui marche I"), vendido por 104,3 milhões de dólares em 2010.

A Christie's espera ofuscar também este número com outra obra que, segundo seu vice-presidente, Loic Gouzer, raramente aparece no mercado: "O homem que aponta" (L'homme au doigt), também de Giacometti, avaliada em 130 milhões de dólares.



mar/lr-mm