Topo

Brincadeiras de usuários levam Google a suspender edições de mapas

11/05/2015 20h58

San Francisco, 11 Mai 2015 (AFP) - O Google disse nesta segunda-feira que vai suspender uma ferramenta que permite que o público colabore com seus mapas editando detalhes depois que várias informações falsas apareceram.

As piadas foram feitas com uma ferramenta chamada Map Making, que permite ao usuário editar mapas online. O Google permite que você modifique seus mapas com a ideia de usar o conhecimento íntimo dos locais e obter informações mais detalhadas.

Mas o serviço Map Maker estará "suspenso temporariamente" a partir de terça-feira, de acordo com uma mensagem postada online.

"Como alguns de vocês sabem, nós temos experimentado um aumento de ataques contra o Google Maps nos últimos meses", afirmou Pavithra Kanakarajan, da equipe do Map Maker, em explicação por escrito da sua decisão.

"O último incidente foi particularmente preocupante e lamentável. Um usuário importante de nossa comunidade decidiu fazer uma piada de grande escala no mapa".

No mês passado, o gigante com sede na Califórnia começou a reavaliar o sistema de edições online dos usuários depois de um incidente de fato embaraçoso: um mascote do Android urinando sobre o logotipo da Apple.

A imagem apareceu brevemente no Google Maps, especificamente em uma aldeia paquistanesa. Ela foi logo removida.

Em um comunicado do Google, enviado para a imprensa dos Estados Unidos, a empresa pediu desculpas e disse que iria reforçar a verificação dos usuários-editores de sua plataforma Map Maker.

Em outro incidente, em abril, um usuário editou o mapa onde está a Casa Branca em Washington e incluiu um negócio chamado "Edwards Snow Den", em uma clara referência ao ex-assessor de inteligência Edward Snowden, que revelou detalhes do programa de espionagem do governo americano.

Essas brincadeiras forçaram o Google a suspender a aprovação automática de seu Map Maker. Agora, a equipe deve verificar manualmente todas as sugestões de mudança, o que pode ser uma tarefa gigantesca, de acordo com Kanakarajan.



gc/rl/lm/jh/mm

GOOGLE