PUBLICIDADE
Topo

Restauração de mosaicos romanos gera polêmica na Turquia

05/05/2015 12h30

Ancara, 5 Mai 2015 (AFP) - As autoridades turcas abriram uma investigação após uma restauração desastrosa de uma dúzia de valiosos mosaicos romanos do Museu de Hatay, antiga Antioquia, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

"Abrimos uma investigação sobre o trabalho e suspendemos as restaurações neste local", disse à AFP uma fonte que pediu anonimato, sem dar mais detalhes.

O Museu de Antioquia, um centro do cristianismo, é conhecido por sua rica e magnífica coleção de mosaicos do período romano.

Os jornais turcos publicaram nesta terça-feira fotos dos mosaicos em questão antes e depois da restauração desastrosa, mostrando diferenças significativas com as versões originais.

"Uma restauração grotesca" e "Os mosaicos com Botox" eram as manchetes dos jornais Cumhuriyet e Hürriyet.

Um deputado de Hatay, pertencente ao partido nacionalista de oposição, Sefik Cirkin, acusou os restauradores de "massacrar a história" e o governo de Ancara de ser responsável por este "escândalo burocrático".

O poder turco é acusado por seus detratores de nomear curadores que não têm competências para tais funções, mas que são leais ao partido no poder.