Pintura roubada de curador judeu por nazistas será entregue à herdeira
Autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira (4) que uma pintura do século 17 roubada de um curador alemão judeu pelos nazistas será devolvida à sua herdeira. O roubo ocorreu casa do curador em Paris, durante a Segunda Guerra Mundial.
A pintura "Retrato de um Homem", atribuída à escola do pintor maneirista italiano Giovanni Battista Moroni, foi roubada de August Liebmann Mayer, assassinado em 1944 em um campo de concentração de Auschwitz, e estava na coleção dos Museus Nacionais de Recuperação franceses de obras repatriadas da Alemanha ao fim da guerra, indicou o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York em um comunicado.
O anúncio da restituição da pintura, em posse do Louvre de Paris, à filha de Mayer ocorreu em uma cerimônia no Museu do Patrimônio Judeu de Nova York.
"Embora o terrível dano causado pela perseguição nazista nunca possa ser reparado, esperamos que a recuperação desta pintura dê ao menos alguma pequena dose de justiça", disse o superintendente de serviços financeiros de Nova York, Benjamin Lawsky.
Renomado historiador de arte e curador, August Liebmann Mayer escapou da Alemanha para a França em 1935, depois de ter sido detido e torturado vários meses pelos nazistas. Tentou refazer sua vida em Paris, mas voltou a ser detido, durante a ocupação nazista na capital francesa. Sua casa foi saqueada, e ele foi transferido a um campo de concentração, onde morreu assassinado junto a milhares de judeus.
A pintura foi restituída após um pedido do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York e dos advogados da legítima herdeira às autoridades francesas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.