Topo

The Sun apoia Cameron mas edição escocesa respalda o SNP

30/04/2015 08h17

Londres, 30 Abr 2015 (AFP) - O jornal The Sun, o mais vendido na Grã-Bretanha, defendeu nesta quinta-feira o voto nos conservadores do primeiro-ministro David Cameron nas eleições de 7 de maio, mas sua edição escocesa expressou apoio aos nacionalistas do SNP.

Em uma primeira página que mistura a esperada chegada do novo bebê da Casa Real com as eleições, a manchete afirma "É um tory" (conservador), em uma foto de um bebê com o rosto de Cameron.

"Os tories merecem o apoio do jornal", afirma.

"Os tories que reconstruíram a economia arruinada pelos trabalhista e transformaram vidas. Os tories que são os únicos comprometidos em celebrar um referendo sobre a União Europeia", completa o tabloide, que tem circulação diária de quase dois milhões de exemplares.

"Os tories, que são os únicos que podem evitar um governo trabalhista de pesadelo, apoiado pelos sabotadores do SNP", afirma, em referência ao Partido Nacional Escocês.

No entanto, a edição escocesa do tabloide rasga elogios ao SNP, o partido que defende a independência da Escócia e domina a região do norte.

"Acreditamos que os nacionalistas serão os que melhor lutarão pelos interesses da Escócia no Parlamento, oferecendo uma nova esperança ao nosso país", afirma a primeira página do jornal The Scottish Sun.

A capa mostra uma montagem com a líder do SNP, Nicola Sturgeon, como a princesa Lea de "Star Wars".

Um porta-voz do jornal The Sun justificou a diferença entre as edições ao afirmar que o jornal deve satisfação, em primeiro lugar, a seus leitores. Ele recordou que as edições britânica e escocesa têm "públicos muito diferentes".

"Se Escócia e Inglaterra disputassem uma partida de futebol, ninguém esperaria que o Scottish Sun apoiasse a seleção inglesa", completou.

O jornal The Sun apoiou o Partido Trabalhista durante os 10 anos de governo de Tony Blair, mas em 2010 passou a apoiar os conservadores.