Topo

Leiloado diamante "perfeito" por US$ 22 milhões em Nova York

21/04/2015 20h40

Nova York, 21 Abr 2015 (AFP) - Um diamante "perfeito" de 100 quilates originalmente extraído na África do Sul foi leiloado nesta terça-feira por 22,1 milhões de dólares em um leilão que durou apenas três minutos em Nova York, - anunciou a casa Sotheby's.

A casa de leilões tinha avaliado a gema, que pesa 100,20 quilates, em entre 19 e 25 milhões de dólares e e chamou a pedra de "o maior diamante perfeito, com um corte clássico de esmeralda, nunca antes leiloado".

Descoberto nas minas da De Beers na, África do Sul, o diamante foi cortado, polido e aperfeiçoado por mais de um ano para se tornar a estrela do leilão de 370 lotes de joias promovido pela Sotheby's.

O comprador participou do leilão por telefone, mas quis manter o anonimato, segundo a Sotheby's.

A casa de leilões exibiu a joia no Oriente Médio em duas ocasiões - em Doha e em Dubai - em Los Angeles, Hong Kong, Londres e Nova York, numa tentativa de atrair o interesse do mercado antes da venda.

A Sotheby's disse que apenas cinco diamantes de qualidade comparável e de mais de 100 quilates foram vendido em leilão. O mais caro foi arrematado por 30,6 milhões de dólares em Hong Kong, em 2013, em um leilão organizado pela mesma casa.

Gary Schuler, diretor de joias da Sotheby's em Nova York, se referiu à pedra como "a definição de perfeição".

"A cor é mais branca que o branco, livre de qualquer imperfeição interna e é tão transparente que só pode ser comparada a uma lagoa de água congelada", descreveu, antes da venda.