Escritor Murakami defende que Japão peça perdão pela 2ª Guerra Mundial
O Japão tem de voltar a pedir perdão à China, à Coreia e a outros países vizinhos que foram invadidos no século 20 até que as vítimas considerem que receberam pedidos de desculpas suficientes, declarou o romancista Haruki Murakami.
"A compreensão do fato histórico tem um grande significado e acho que é importante que o Japão se desculpe sinceramente", afirmou em entrevista à agência de notícias Kyodo News.
Ele também comentou que o Japão "não deve ter vergonha de pedir perdão".
Murakami é um dos escritores mais conhecidos do Japão e tem seu nome frequentemente cogitado para o Nobel de Literatura. O autor sempre se mostrou crítico de seu país pelas responsabilidades durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
As declarações do escritor acontecem em um momento em que se espera que o primeiro-ministro Shinzo Abe discurse nas comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial. Há expectativas em que o provável discurso faça referência ao conceito de "colonialismo" e utilizada a palavra "perdão".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.