Topo

Partidos de oposição fazem debate eleitoral no Reino Unido

16/04/2015 19h57

Londres, 16 Abr 2015 (AFP) - Os dirigentes dos cinco principais partidos de oposição do Reino Unido mantiveram um duro debate na TV nesta quinta-feira, no qual concordaram apenas em criticar a ausência do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, no encontro.

Semanas antes das eleições legislativas de 7 de maio, este terceiro debate na TV reuniu o líder dos Trabalhistas, Ed Miliband, o líder do eurofóbico UKIP, Nigel Farage, a líder do SNP escocês, Nicola Sturgeon, a dirigente do partido Verde, Natalie Bennett, e o líder do Plaid Cymru galês, Leanne Wood.

O debate, baseado em perguntas do público sobre gasto público, habitação, defesa e imigração, entre outros temas, teve como destaque os confrontos de Miliband contra Sturgeon e Farage.

O líder dos Trabalhistas acusou a chefe do Partido Nacional Escocês de querer "quebrar o país" com a proposta de um novo referendo sobre a independência da Escócia antes do final da próxima legislatura.

Já Sturgeon criticou as semelhanças entre os programas eleitorais de Miliband e do conservador Cameron, mas se disse disposta a apoiar os Trabalhistas diante de um Parlamento sem maioria absoluta.

"Temos a oportunidade de tirar David Cameron de Downing Street e não devemos desperdiçar isto", disse Sturgeon a Miliband.

Segundo as pesquisas, os Trabalhistas enfrentam dificuldades na Escócia, onde podem perder muitas cadeiras para o SNP.