Topo

Bruxelas decide nesta quarta sobre processo contra Google

15/04/2015 00h40

Bruxelas, 15 Abr 2015 (AFP) - A Comissão Europeia deve se manifestar nesta quarta-feira sobre um processo contra o Google por abuso de poder de mercado, informaram à AFP duas fontes ligadas ao expediente.

A comissária encarregada da Concorrência, Margrethe Vestager, deve apresentar o caso na reunião da Comissão Europeia e seus colegas decidirão se apoiam um processo contra o Google.

O comissário europeu de Economia Digital, Gunther Oettinger, revelou a posição de Vestager ao declarar - no final de semana - que "devemos conduzir ou até obrigar os motores de busca a cumprir as regras da Europa".

The Wall Street Journal e The New York Times, que citam fontes ligadas ao expediente, afirmam que Vestager vai acusar formalmente o Google por abuso de posição dominante para favorecer seus serviços em detrimento da concorrência.

O processo pode desencadear uma multa ao Google superior a 6 bilhões de dólares, segundo Wall Street Journal.

No melhor dos casos, o Google deverá fechar um acordo com a Comissão, mas o valor da multa pode chegar a 10% do volume total de negócios do grupo, que atingiu 66 bilhões de dólares em 2014.



csg/lr

GOOGLE

EXPEDIA