Entretenimento

Descoberta capela faraônica no templo egípcio de Heliópolis

14/04/2015 19h05

Cairo, 14 Abr 2015 (AFP) - Vestígios da capela de um faraó egípcio, que datam de mais de 2.300 anos, foram descobertos no sítio arqueológico do Templo Solar de Heliópolis, nos arredores do Cairo - informou nesta terça-feira o ministério de Antiguidades.

A antiga cidade de Heliópolis ("cidade do Sol", em grego antigo) foi um importante centro de adoração ao deus sol, Rá.

Uma equipe formada por pesquisadores egípcios e alemães descobriu "blocos de basalto esculpidos" que faziam parte do "fundo do templo do rei Nectanebo I" da 30ª dinastia (380-340 a.C.), disse o ministério em comunicado.

Nectanebo I, fundador da última dinastia de reis do Egito, foi um dos últimos faraós que reinaram antes da conquista do país pelos persas, e depois pelos gregos, que fundaram a dinastia dos Ptolomeus, para serem logo depois substituídos pelos romanos.

"É a primeira vez que uma capela é descoberta no local do templo", explicou no comunicado o ministro Mamdu al-Damati.

A "raridade" deste tipo de descoberta é explicada pelo fato de que as pedras do Templo Solar de Heliópolis foram utilizados para a construção do Cairo islâmico, fundado no século X, disse à AFP um funcionário do sítio arqueológico, Ayman al-Ashmawy.

Os arqueólogos também encontraram no mesmo depósito o fragmento de uma estátua do rei Merineptah, da 19ª dinastia, um dos filhos de Ramsés II, com um joelho fincado, apresentando uma oferta a uma divindade.

ra-tgg/gir/cbo/jz/lmm/mm/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo