Topo

Demolidor da Marvel chega à televisão pelo Netflix

09/04/2015 13h58

Washington, 9 Abr 2015 (AFP) - Demolidor, o vigilante mascarado que protagonizou vários quadrinhos da Marvel na década de 60, é o mais novo super-herói a saltar à televisão americana, pelas mãos do popular Netflix.

"Marvel's Daredevil" é a primeira de cinco séries originais da plataforma americana líder de filmes e séries em streaming que serão lançadas no âmbito de um acordo sem precedentes com a Marvel Comics.

O ator Charlie Cox entra na pele de Matt Murdock, um jovem advogado cego que à noite se converte no vigilante mascarado que, com seu potente bastão, busca fazer justiça nas ruas de Nova York. O mesmo acidente radioativo que o deixou cego aumentou de forma extraordinária os outros sentidos deste personagem, também chamado de "o homem sem medo".

O Netflix colocará a disposição de seus 60 milhões de clientes em todo o mundo os 13 episódios de "Daredevil" a partir de sexta-feira, o que permitirá que eles mergulhem durante todo o fim de semana na história do super-herói que apareceu pela primeira vez em abril de 1964, co-criado por Stan Lee, ícone dos quadrinhos americanos que também concebeu Hulk, Thor e o Homem-Aranha.

Num momento em que a franquia dos Vingadores com seus sucessivos filmes se converteu em um fenômeno multimilionário de Hollywood, os executivos da televisão rastreiam cada vez mais o vasto catálogo passado da Marvel em busca de personagens menos icônicos, mas igualmente lembrados com carinho.

O Netflix prepara, assim, a estreia de outras três séries nos próximos meses, todas dedicadas a personagens da Marvel: Jessica "Jewel" Jones, Luke Cage e Iron Fist (Punho de Ferro).

O plano é que todos os super-heróis se unam em um dinâmico quarteto que combata o crime em uma minissérie ainda sem título, para o crescente serviço de vídeos on demand.

Os programas baseados em histórias em quadrinhos são algumas das estrelas da atual temporada televisiva nos Estados Unidos, desde Batman "Gotham" na Fox até "The Flash" no The CW network.

Na ABC - propriedade da Walt Disney Company, também dona da Marvel Comics - "Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D" e "Marvel's Agent Carter" somam mais de sete milhões de espectadores cada uma, segundo a Entertainment Weekly.



Crítica positiva

Em 2003, "Demolidor" foi levado ao cinema em um filme tão ruim que seu protagonista Ben Affleck disse posteriormente que foi o único filme que lamentava ter feito.

Agora os avanços da série mostram Murdock/Daredevil no distrito de Manhattan Hell's Kitchen, onde o super-herói nasceu e cresceu. Embora o bairro tenha se convertido em um dos mais elegantes da Big Apple, em "Daredevil" remete, em pleno século XXI, ao seu violento passado como refúgio de grupos criminosos.

"Tenho que ser o homem que esta cidade precisa", declarou Murdock no início da série. "Só estou tentando fazer da minha cidade um lugar melhor".

As primeiras críticas são positivas. Para Spencer Perry, crítico da SuperHeroHype.com, "a composição e representação da cidade mostram exatamente como dar vida a um quadrinho de Daredevil".

Mas advertiu: "Isso não é uma caricatura, razão pela qual os golpes são sentidos, o sangue flui e às vezes são amputadas partes do corpo (...) Há um derramamento de sangue que não é visto em nenhuma outra produção da Marvel".

Junto a Cox, que foi um imigrante irlandês assassino em "Boardwalk Empire", estão Deborah Ann Woll como a secretária apaixonada por Murdock e Vincent D'Onofrio como o vilão Kingpin.