Entretenimento

Exemplar do "First Folio" de Shakespeare encontrado na Escócia

07/04/2015 09h07

Londres, 7 Abr 2016 (AFP) - A Universidade de Oxford anunciou nesta quinta-feira a descoberta em uma ilha escocesa de um exemplar do chamado "First Folio" de William Shakespeare, o primeiro livro que reuniu as 36 obras do escritor.

A obra, publicada em 1623, foi considerada autêntica por Emma Smith, professora de estudos shakespearianos da Universidade de Oxford, o que faz deste exemplar um dos livros mais valiosos do mundo.

A descoberta, que coincide com o aniversário de 400 anos da morte de Shakespeare, em 23 de abril de 1616, eleva a 234 o total de "First Folios" existentes.

O livro foi encontrado na chamada Mansão Mount Stuart, na ilha escocesa de Bute, onde será exposto ao público. A obra, em três volumes, pertenceu a um editor literário do século XVIII, Isaac Reed.

"Quando a equipe de Mount Stuart me disse que tinham um 'First Folio', tenho que admitir que respondo "Sim, com certeza, eu também", explicou Smith.

"Mas quando investiguei a história da origem do livro, as marcas de água e a idiossincrasia do testo, percebi que era genuíno", completou.

Segundo a investigação, o exemplar em pele de cabra é "incomum porque em três volumes e muitas páginas em branco que poderiam ter servido para as ilustrações".

O livro é parte da coleção Bute, uma das coleções privadas de arte mais importantes do Reino Unido, preservada na mansão de Mount Stuart.

O "First Folio" foi publicado pela primeira vez em 1623, sete anos depois da morte de Shakespeare, e permitiu a divulgação de obras como "Macbeth", "Noite de Reis", "Júlio César" ou "A Tempestade".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo