Entretenimento

Claude Monet, estrela da temporada de leilões em Nova York

06/04/2015 20h30



Nova York, 6 Abr 2015 (AFP) - Seis telas do pintor impressionista francês Claude Monet serão as estrelas da próxima temporada de leilões que começa no próximo mês em Nova York, quando a casa Sotheby's espera vendê-las por 110 milhões de dólares (cerca de R$ 350 milhões).

Entre as obras estão um exemplar de suas famosas "Ninfeias", avaliado entre 30 e 45 milhões de dólares - propriedade de um colecionador desde 1955, que não é visto em público desde 1945.

O martelo do leiloeiro vai decidir o futuro dos seis pinturas preciosas, todas provenientes de coleções particulares, na noite de 5 de maio.

"As seis obras de Monet que temos o privilégio de apresentar representam o que os compradores buscam neste momento: várias de suas cenas mais famosas, que vêm de coleções particulares de prestígio e são completamente novas para o mercado", explicou Simon Shaw, diretor global do Departamento de Arte impressionista e moderna da casa Sotheby's.

"O Palácio Ducal" (1908), pintado em Veneza, será oferecido a um preço estimado entre 15 e 20 milhões de dólares; "Lagoa de ninfeias, rosas" é estimado entre 18 a 25 milhões de dólares; e "Caminho de Epinay, efeito de neve" (1875), entre 6 e 8 milhões. Este último foi comprado em 1984 por seu atual proprietário.

"O Sena em Vetheuil" (1901), cujo preço de venda é estimado entre 6 e 8 milhões de dólares, também faz parte de uma coleção particular desde 1955 e nunca tinha sido oferecido em leilão.

A última das seis pinturas é "No Vale de Saint-Nicolas perto de Dieppe, manhã" (1987), estimada em 3 a 4 milhões de dólares.

Estes seis pinturas serão expostas em Londres de 10 a 14 de abril, antes de voltar a Nova York, onde eles serão exibidas a partir de 1 de maio.

A casa Christie's também anunciou nesta segunda-feira que vai leiloar um Monet, "O Parlamento, pôr-do-sol", estimado entre 35 e 45 milhões de dólares, em 11 de maio, também em Nova York.

Em fevereiro, a Sotheby's vendeu cinco quadros de Monet em Londres, totalizando 83,8 milhões de dólares. No ano passado o pintor já tinha protagonizado outra façanha: 18 obras totalizando 190,5 milhões de dólares.

Até agora, o recorde para um Monet em leilões foi em junho de 2008, quando "A lagoa das ninfeias" foi vendido na Christie's de Londres por 40,9 milhões de libras (80,1 milhões de dólares).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo