Topo

Charlie Hebdo recebe prêmio por promover a liberdade de expressão

25/03/2015 14h48



Nova York, 25 Mar 2015 (AFP) - A associação literária e de defesa da liberdade de expressão americana PEN anunciou nesta quarta-feira a entrega de seu prêmio anual à valentia à revista satírica francesa Charlie Hebdo, alvo de um ataque terrorista em janeiro passado que comoveu o mundo.

O prêmio será entregue a um integrante da equipe da Charlie Hebdo, Jean-Baptiste Thoret, em um evento organizado pelo PEN no dia 5 de maio em Nova York.

No dia 7 de janeiro um atentato jihadista na sede da revista matou 12 pessoas, entre elas cinco cartunistas. Thoret chegou tarde à reunião da redação naquele dia e por isso salvou sua vida.

"Desafiar o poderoso e o sagrado, forçar os limites de modo a tornar a expressão mais livre e mais robusta para todos é o papel dos cartunistas em qualquer sociedade livre", disse a diretora-executiva do PEN, Suzanne Nossel, em um comunicado.

"Ao pagar o preço mais alto pelo exercício de sua liberdade, e depois suportando a devastadora perda, a Charlie Hebdo merece ser reconhecida por sua coragem diante de um dos ataques mais perniciosos à expressão na memória recente", acrescentou.