Topo

Peru: estudante come barata em concurso escolar para ir a Cancún

23/03/2015 19h29



Lima, 23 Mar 2015 (AFP) - Uma menor teve de comer baratas em um concurso escolar no Peru para ganhar uma viagem a Cancún, o que causou grande polêmica no país.

"Realmente inaceitável! Que humilhação! Descemos até o nível mais baixo!", escreveu a primeira-ministra peruana, Ana Jara, em sua conta na rede social Twitter, expressando sua indignação com a prova do programa escolar do concurso "O último passageiro".

A disputa foi transmitida na última sexta-feira pela emissora de televisão Frecuencia Latina.

Os produtores do programa tentaram minimizar a polêmica.

"As baratas são nojentas, sim, ainda mais as do esgoto. Não foram essas as usadas no desafio. Foram outro tipo, criadas, limpas!", tuitou um membro da produção do programa.

"Essa explicação cai no cinismo!", rebateu a primeira-ministra.

"Nossa culpa esteve em não deixar claro que era um animal comestível, aprovado por médicos e especialistas e até recomendado por instituições tão sólidas e fidedignas quanto a OEA (sic)", afirmou no Facebook Jesús Alzamora, um dos apresentadores do programa, possivelmente se referindo à Organização Mundial de Saúde (OMS), em vez da Organização dos Estados Americanos (OEA).

As redes sociais explodiram no fim de semana em críticas ao programa de televisão e em pedidos às autoridades para que intervenham nesse tipo de concurso.

A raiva da população aumentou ainda mais depois que o apresentador do programa, Adolfo Aguilar, declarou que o incidente não lhe "parece nada grave (...) é apenas entretenimento puro".

Na prova realizada na sexta-feira, uma menina teve de comer uma salada de alface temperada com mais de meia dúzia de baratas, segundo as imagens da TV. O objetivo era ganhar uma viagem ao balneário mexicano de Cancún com os colegas de classe.

"Entendo: se, desde a idade escolar, são acostumados a comer baratas, quando forem eleitores estarão preparados para votar em baratas", ironizou em uma charge o cartunista Heduardo, no jornal "Perú21".

Há menos de dois meses, um cliente denunciou a rede Domino's, depois de encontrar uma barata na pizza. O episódio levou ao fechamento temporário das operações da rede no país.