Entretenimento

Vila dos Mistérios, em Pompeia, reabre aos visitantes

Mario Laporta/AFP Photo
Restauradores caminham pela Vila dos Mistérios, em Pompeia, na Itália Imagem: Mario Laporta/AFP Photo

Pompeia, Itália

20/03/2015 18h05

Os visitantes de Pompeia poderão novamente admirar os afrescos da suntuosa Vila dos Mistérios, inteiramente reaberta ao público nesta sexta-feira, após dois anos de obras na cidade sepultada no sul da Itália.

"Estamos virando uma nova página em Pompeia", disse o ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, referindo-se ao período de abandono deste Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Construída no século II a.C., a elegante Vila dos Mistérios é uma das 100 casas encontradas na área do Vesúvio e certamente uma das mais bem preservadas. Seu nome vem do grande afresco do triclínio (sala de estar), pintado por volta de 70-60 a.C., representando um rito de iniciação misterioso dionisíaco das mulheres no casamento.

A restauração dos mosaicos necessitou de três meses de fechamento completo da Vila, que também possui belas salas de recepção e um lagar (ndr: local onde se pisam uvas para fazer vinho), revelando a riqueza do então proprietário.

Um modelo de um dos corpos encontrados nas cinzas da Vila também está exposto.

A restauração foi iniciada em maio de 2013 e deveria sanar principalmente os danos causados pelos métodos de conservação à cera aplicados na década de 1930 nos afrescos.

Três outros projetos semelhantes foram concluídos no ano passado, e outros 13 estão em andamento, segundo Franceschini, que comemorou os 200.000 visitantes a mais registrados em 2014.

O sítio arqueológico de Pompeia, localizado a poucos quilômetros de Nápoles e mundialmente famoso, é sinônimo para os italianos de décadas de má gestão de muitas joias do patrimônio, bem como danos causados por cortes nos orçamentos da cultura após a crise de 2009.

A Unesco lançou o alerta em 2013, após as falhas do Estado italiano e os danos causados pela luz em Pompeia. Sepultada sob as cinzas da erupção do Vesúvio em 24 de agosto de 79, a cidade constitui o conjunto mais bem conservado da época romana.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo