Entretenimento

Correspondente da revista alemã Spiegel é obrigado a deixar a Turquia

17/03/2015 07h59

Berlim, 17 Mar 2016 (AFP) - A revista alemã Der Spiegel anunciou nesta quinta-feira que seu correspondente foi forçado a deixar a Turquia depois de as autoridades não renovarem seu credenciamento, e denunciou uma decisão que vai "contra a liberdade de imprensa".

"Essa conduta sobre nosso correspondente (...) é, em nossa opinião, intolerável e viola a liberdade de imprensa", denunciou Spiegel em seu site.

De acordo com a revista alemã, apesar de "meses de esforços", o jornalista Hasnain Kazim não conseguiu obter o credenciamento e, portanto, sua autorização de residência.

"Em muitos artigos, ele ressaltou os abusos e erros do governo, de forma equilibrada, mas crítica, assim como todo bom jornalista", escreveu a revista.

"A conduta das autoridades turcas só nos leva a uma conclusão: que o nosso correspondente é indesejável por causa de seu trabalho" no país, continua a publicação.

De acordo com fontes diplomáticas na Turquia, o escritório do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu se recusou a renovar o cartão de imprensa de oito dos vinte jornalistas credenciados.

As autoridades turcas são acusadas de uma deriva autoritária e, especialmente, de amordaçar a imprensa crítica, como o grande jornal de oposição Zaman, colocado sob tutela no início de março.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo