Topo

Cinco sites na França são bloqueados por apologia ao terrorismo

16/03/2015 16h20

Paris, 16 Mar 2015 (AFP) - O acesso a cinco sites acusados de fazer apologia ao terrorismo foi bloqueado na França desde o final da semana passada, indicou nesta segunda-feira o ministério do Interior francês.

Entre os site afetados estão o do Hayat Media Center, um braço do grupo Estado Islâmico (EI) encarregado por sua comunicação, o site Mujahadia 89 e ainda o islamic-news.info, segundo esta fonte.

Todos foram acusados pelo ministério de "apologia ao terrorismo", difundindo imagens de decapitações e distribuindo a propaganda e discursos do EI.

A capacidade de bloquear sites faz parte das medidas aprovadas recentemente pelo Parlamento no âmbito da luta contra o terrorismo.

A medida foi criticada pela comissão consultiva dos direitos Humanos, que estimou ser necessária uma intervenção de juiz para ordenar e controlar a retirada de um conteúdo ilícito e o bloqueio de um site.

"Eu não quero que na internet existam sites que levem pessoas a pegar em armas", justificou o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, nesta segunda-feira à noite.

"Eu diferencio a liberdade de expressão da difusão de mensagens que fazem apologia ao terrorismo, essas mensagens de ódio são um delito", ressaltou.