Topo

Sítio arqueológico de 12.000 anos é descoberto na Costa Rica

16/03/2015 11h53

San José, 16 Mar 2016 (AFP) - Vestígios arqueológicos de 12.200 anos, os mais antigos da América Central, foram encontrados em uma região do leste da Costa Rica em meio a obras para a construção de uma barragem hidroelétrica - disse nesta quarta-feira o estatal Instituto de Eletricidade da Costa Rica (ICE).

"Os resultados sugerem a presença de assentamentos humanos de 12.200 anos, corroborados pela análise de radiocarbono", disse o coordenador do Departamento de Arqueologia do Projeto Hidrelétrico Reventazón, Luis Hurtado, em um comunicado de imprensa.

Os especialistas do projeto, que se desenvolve em ambos os lados de um dos maiores rios do país, o Reventazon, localizaram 66 sítios arqueológicos nos territórios onde a etnia cabécar se desenvolveu.

"Foram recuperados elementos funerários, petróglifos, fundações de casas, estradas, ferramentas de pedra, cerâmica e utensílios alimentares", detalha o relatório.

Eles também resgataram outros objetos utilizados na caça, coleta de recursos florestais, produção artesanal, ferramentas de escultura e práticas agrícolas.

A investigação, iniciada em 2006, foi fiscalizado e aprovado pela Comissão Nacional de Arqueologia (CAN), apontou o ICE.

De acordo com Hurtado, os objetos coletados fornecem informações valiosas sobre os estilos de vida e cultura dos antigos habitantes da costa atlântica da Costa Rica, e como esta cultura evoluiu ao longo dos milênios até o período próximo à conquista espanhola (final do século XV).

Alguns materiais serão entregues ao Departamento de Proteção do Patrimônio Nacional, mas alguns vão permanecer no local por causa de seu tamanho e peso que não podem ser mobilizados, disse o comunicado.

O projeto da hidrelétrica vai construir um centro de informação sobre o sítio arqueológico nas instalações da futura usina hidrelétrica.