Topo

Entretenimento

Esculturas indianas roubadas são apreendidas antes de leilão em NY

15/03/2015 13h44

Nova York, 15 Mar 2016 (AFP) - As autoridades americanas apreenderam em Nova York duas antigas esculturas da Índia, supostamente roubadas e que estavam expostas pela casa de leilões Christie's.

Parte da coleção de arte indiana e himalaia, as duas peças seriam leiloadas amanhã. A primeira, um baixo-relevo do século VIII, avaliada entre 200.000 e 300.000 dólares; e a segunda, uma lápide do século X, com valor estimado entre 100.000 e 150.000 dólares.

Ambas foram apreendidas na sexta-feira por agentes da aduana e do Departamento de Segurança Interna.

Segundo as autoridades, as duas esculturas tinham procedência ilegal, fruto de contrabando.

A operação fez parte de uma ampla investigação batizada de "Hidden Idol" (Ídolo oculto), que identificou o comerciante americano Subhash Kapoor como interceptador. Ele teria adquirido obras roubadas em templos indianos.

Kapoor foi preso na Alemanha em 2011 e entregue às autoridades indianas. Agora, espera o início de seu processo.

Segundo a Receita americana, quatro grandes museus e um importante colecionador aceitaram colaborar com os investigadores e restituir algumas obras.

"A Christie's dedica recursos consideráveis para ter segurança sobre a origem dos objetos que oferece para venda", disse um porta-voz da casa à AFP.

A casa de leilões retirou esses lotes da venda e garante que está cooperando com as autoridades na investigação.

Parte da coleção de arte indiana e himalaia, as du","image":"","date":"15.03.2016 01h07","kicker":"AFP"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="entretenimento/entretenimento">

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento