Entretenimento

Morre Lia van Leer, pioneira do cinema israelense, aos 90 anos

14/03/2015 19h08

Jerusalém, 14 Mar 2015 (AFP) - Lia van Leer, pioneira da indústria cinematográfica israelense, faleceu aos 90 anos, em um hospital de Jerusalém, na sexta-feira - anunciou uma amiga próxima neste sábado.

Ela estava internada há semanas, depois de voltar da Alemanha. Em fevereiro, Lia participou da Berlinale, o festival de cinema internacional de Berlim, contou Carol Dreyfus, uma estreita colaboradora.

Nascida na Romênia, Lia Van Leer emigrou para Israel e estudou na Universidade Hebraica. Lá, conheceu seu futuro marido, o produtor holandês Win van Leer. Nos anos 1950, o casal fundaria o primeiro cineclube de Israel.

Juntos, viajaram por vários países, reunindo filmes do mundo todo. Com esse material, Lia e Win fundaram o Arquivo de Filmes de Israel.

Em 1973, ela criou a Cinemateca de Jerusalém e, dez anos depois, fundou o Festival Internacional de Cinema de Jerusalém.

Membro habitual do júri de festivais internacionais, Lia recebeu o prestigioso Prêmio de Israel por sua trajetória profissional em 2004. Uma década mais tarde, foi homenageada com a Legião de Honra.

Pacifista, Lia Van Leer convidou diretores iranianos a irem a Jerusalém e apoiou o cinema palestino, no intuito de contribuir para o entendimento entre os povos.

"Meu objetivo na vida é conseguir que o maior número possível de pessoas ame o cinema. E continuarei tentando, enquanto tiver forças", disse ela em entrevista à AFP há apenas alguns meses.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo