Topo

Morreu o escritor de ficção científica inglês Terry Pratchett

12/03/2015 15h40

Londres, 12 Mar 2015 (AFP) - O escritor de ficção científica inglês Terry Pratchett, cultuado autor da série de livros Discworld, morreu nesta quinta-feira aos 66 anos de idade, informou sua editora.

"Terry morreu em sua casa, com seu gato dormindo ao lado dele, e cercado pela família", afirmou Larry Finlay, diretor da Transworld. "O mundo acaba de perder uma de suas mentes mais brilhantes", acrescentou.

O autor de mais de 70 romances, que venderam mais de 85 milhões de exemplares, anunciou em 2007 que tinha Alzheimer.

O Discword imaginado por Pratchett era um undo em forma de disco sustentado por quatro elefantes - que se apoiavam, por sua vez, em uma grande tartaruga - e que viajava sem fim pelo Cosmos.

O primeiro romance da série Discworld foi publicado em 1983.

Em 2006, os leitores da revista literária Book o elegeram o segundo melhor escritor inglês vivo depois da criadora de Harry Potter, J. K. Rowling, a única a vender mais livros que ele.

Nos últimos anos de sua vdia, defendeu publicamente o suicídio assistido.

Em 1998 foi distinguido pela rainha Elizabeth II com o título oficial da Ordem do Império Britânico por seus serviços à literatura.

Em uma entrevista ao jornal The Guardian, perguntaram como surgiu a ideia de Discworld.

"Começou como uma piada de ficção científica. Mas, quando 'A cor da magia', a primeira obra, esgotou no primeiro dia, pensei em fazer outra".

Pratchett deixa esposa e uma filha.

ar-al/dmc/cn