Entretenimento

Morre Albert Maysles, o 'decano dos documentários'

06/03/2015 17h16

Nova York, 6 Mar 2015 (AFP) - O cineasta americano Albert Maysles, famoso pelo documentário "Gimme Shelter" sobre os Rolling Stones, faleceu em Nova York, aos 88 anos - informou a diretora-executiva do Maysles Institute, Erika Dilday, nesta sexta-feira.

Considerado o "decano dos documentários" por sua longa e brilhante trajetória, Maysles morreu na quinta-feira à noite, disse Erika à AFP, acrescentando que o cineasta sofria de câncer do pâncreas.

Maysles foi um dos maiores expoentes do "cinema verdade" no gênero de documentários. Em seu trabalho, não entrevistava as pessoas que eram objeto de filmagem e não seguia um roteiro, ou narração.

Entre seus marcos, está a viagem feita à então União Soviética, em 1955, para capturar a vida nos hospitais psiquiátricos. O resultado dessa aventura, "Psychiatry in Russia", foi o início de uma carreira, na qual brilhou junto com seu irmão, David, falecido em 1987.

Em 1970, Albert conquistou fama mundial, com o documentário "Gimme Shelter", sobre a banda britânica The Rolling Stones. O filme registra o trágico desfecho do show de Altamont (EUA), com quatro espectadores mortos em meio à caótica organização do evento.

Em uma entrevista à AFP em 2007, Albert disse que era "uma pena" que os diretores não estivessem filmando documentários com a ambição de "dizer a verdade" e baseados "em mais observação no lugar de controlar as coisas".



rcw-mar/hov/tt

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo