Topo

Grande jornal turco contrário a Erdogan posto sob administração judicial

04/03/2015 17h56

Istambul, 4 Mar 2016 (AFP) - Um tribunal de Istambul colocou nesta sexta-feira sob tutela judicial o grande jornal Zaman, adversário feroz do presidente islamita-conservador turco Recep Tayyip Erdogan, anunciou a agência de notícias pró-governamental Anatolia.

O grupo Zaman, que também é dono da agência de notícias Cihan, é conhecido por suas posições próxima ao imã Fethula Gulen, inimigo número um de Erdogan desde que explodiu um escândalo de corrupção que atingiu as altas esferas do Estado no final de 2013.

As razões desta tutela, que se traduz na nomeação de vários administradores para a direção do grupo, não foram fornecidas pela agência Anatólia.

Dezenas de jornalista e empregados se reuniram diante da sede do grupo Zaman, em Istambul, com cartazes a favor da liberdade de imprensa, segundo imagens difundidas ao vivo no site da empresa.

O presidente acusa Gulen, de 74 anos, de ter originado as acusações de corrupção contra ele há dois anos e de ter criado um "Estado paralelo" destinado a revogá-lo do poder.

Os partidários de Gulen negam as acusações.