Quadro de Picasso roubado em Paris é encontrado nos EUA
As autoridades americanas recuperaram uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso, roubada de um museu parisiense em 2001, e que tentaram contrabandear aos Estados Unidos como presente de Natal no valor de US$ 37, informou nesta quinta-feira (26) a promotoria federal de Nova York.
"La Coiffeuse" (A Cabeleireira), um óleo sobre tela cubista, pintado por Picasso em 1911 e avaliado em "milhões de dólares", chegou aos Estados Unidos procedente da Bélgica em 17 de dezembro passado, em uma remessa que o descrevia como uma "obra de arte" no valor de 30 euros (US$ 37 na época), destacou em um comunicado a promotora do distrito leste de Nova York, Loretta Lynch.
O pacote, com a menção "Feliz Natal", foi retido pelas autoridades alfandegárias e a pintura foi apreendida. A promotoria federal apresentou na quinta-feira uma denúncia para tomar posse da tela por "contrabando de propriedade roubada".
"Um tesouro perdido foi encontrado", disse a promotora Lynch, indicando que uma vez a justiça determine oficialmente sua apreensão, a obra poderá ser restituída à França.
"La Coiffeuse" fazia parte da coleção do Centro George Pompidou, de Paris, e estava em seu depósito. Sua falta foi detectada em 2001, quando o museu recebeu um pedido de empréstimo da tela, segundo informações da promotoria americana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.