Topo

Google se posiciona contra criação de "portas secretas" em sua codificação

24/02/2015 22h49

Paris, 24 Fev 2016 (AFP) - O Google opõe-se firmemente à criação de "portas secreta", como são chamados os programas de software que permitem o acesso a informações criptografadas dos usuários - disse nesta quarta-feira Sundar Pichai, CEO do grupo, confirmando assim seu apoio à Apple em sua luta com o FBI.

"Nós queremos tomar uma posição firme contra qualquer forma de porta secreta", disse o presidente da gigante da internet norte-americana durante uma visita a Paris, como parte de uma conferência no Instituto de Ciência Política.

"Quando essas portas secretas são criadas, isso leva a consequências muito negativas que acabam prejudicando os consumidores", explicou.

A Apple está no meio de uma batalha legal depois que um juiz dos Estados Unidos exigiu ajuda da Polícia Federal (FBI) para acessar um conteúdo criptografado do iPhone de um dos autores auto-proclamados do tiroteio de San Bernardino (leste de Los Angeles), que causou 14 mortes no início de dezembro.

Para o Google, "a confidencialidade dos dados está no coração do que fazemos", mesmo que o grupo tenha colaborado no passado com as autoridades para receber "legalmente reivindicações válidas" para não ir mais longe e criar portas secretas em alguns dos seus programas.

lgo/fka/mw/ib/age/mm

GOOGLE

APPLE INC.