Topo

Entretenimento

Arábia Saudita, país sem salas de exibição, recebe festival de cinema

19/02/2015 09h50

Riad, Arábia Saudita, 19 Fev 2015 (AFP) - A Arábia Saudita, onde não existem salas de projeção, receberá a partir de sexta-feira a segunda edição de um festival de cinema em Dammam, leste do país.

Mais de 60 produções, incluindo curtas-metragens, disputam a premiação nas categorias de ficção, documentário e filmes de estudantes.

A cerimônia de encerramento contará com a presença de celebridades do mundo da televisão e do cinema de vários países árabes, informou à AFP o diretor do festival, Ahmed al Mulla.

Ele explicou que, sem as salas de cinema, muitas produções são divulgadas no Youtube ou em projeções privadas.

A Arábia Saudita pratica uma versão rígida do islã que proíbe as salas de cinema e o consumo de álcool, mas Nulla conseguiu organizar o festival, o segundo em sete anos, apesar de tudo.

Alguns conservadores consideram que o cinema pode "corromper as mentes", mas outras pessoas, como o diretor saudita Abdallah al Eyaf, acreditam que é uma forma de passar uma imagem positiva do reino.

"Acredito que na Arábia Saudita temos uma bela cultura, que podemos ensinar ao mundo", disse Eyaf, que preside o júri do festival.

O evento, organizado por uma ONG, é financiado com a ajuda de patrocinadores e sócios.

Os temas dos filmes vão dos acontecimentos recentes até as questões de sociedade, destaca Nulla. Mas ele afirma que, apesar de não existir censura prévia, o evento exige o respeito à cultura e tradições locais.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento