Topo

Bichos de estimação desfilam em sua própria Semana de Moda de Nova York

13/02/2015 18h10

Nova York, 13 Fev 2015 (AFP) - Vestindo saias de babados, coletes metalizados, perucas e adereços, Paco e Pearl parecem um pouco nervosos minutos antes do início do desfile. Não é de se estranhar: os dois chihuahuas estão prestes a subir na passarela da Semana de Moda de Nova York.

Cachorros, gatos, duas galinhas e até um lagarto participaram, na noite de quinta-feira, em um grande hotel de Manhattan, da 11ª edição anual do Show de Mascotes de Nova York.

Yeyush, um chihuahua de 7 anos que tem conta no Instagram, chegou de roupa preta, bandana de caveiras e óculos de sol, acompanhado de seu dono, Sergio Galdamez, um nova-iorquino de origem guatemalteca.

Juju, um Yorkshire terrier, usava um longo vestido de renda com laços rosas.

Paco, Pearl e Penélope, outra pequena Yorkshire com 'look' prateado, desfilaram com seus donos, um casal de Dallas fanático por música disco.

A noite tem como tema os anos 1960 e 70, mas Lady Gaga e Beyoncé, duas galinhas, não seguiram o padrão: a primeira foi das patas à cabeça pintada de rosa fluorescente e a segunda, com um pequeno colete.

"Queria ser única, queria ser diferente. Por isso escolhi duas galinhas", disse à AFP Sharon Folken, do Brooklyn, com suas duas aves um pouco agitadas nos braços, lembrando, por amor aos animais, que o tingimento de Lady Gaga não era perigoso.

Um dragão-barbudo ('Pogona vitticeps'), uma espécie de lagarto, apareceu vestindo uma minissaia de plumas, com sua proprietária, Sausi Lacoff Resnser, deslizando sobre um patinete para não demorar tanto na passarela.



Estilista de animais Algumas criações são mais sérias, como as de Anthony Rubio, especialista em "Alta-costura" para animais. No ano passado foi premiado o melhor estilista do New York Pet show.

Rubio contou ter deixado de desfilar porque "não vale mais a pena", mas assistiu com seus dois chihuahuas, Bogie e Kimba, formando um trio minuciosamente fantasiado de "orquestra do Sergeant Pepper", dos Beatles. Para isso, fez três jaquetas verde, vermelha e azul.

Há dez anos, este estilista produz roupas de "Alta-costura para animais". O negócio funciona bem, diz.

O vestido para cadela que fez com que ele ganhasse a edição de 2014 custava 5.000 dólares. Este ano, o pequeno chapéu vermelho de Bogie, feito à mão, custa 150 e seu minúsculo vestido entre 400 e 500 dólares.

O evento teve como objetivo a adoção de animais abandonados, apresentados no primeiro desfile, e a arrecadação de dinheiro para associações que trabalham nesse setor.

Chen Sahar, jovem estilista de joias de Tel Aviv, criou especialmente para essa noite e seus três desfiles um colar e uma pulseira usados por Annabelle, uma cadela de oito meses disponibilizada para adoção.

O colar era de couro e prata, com 195 cristais Swarovski, e a pulseira que Annabelle usou em uma das patas é feita do mesmo material, arrematado por um grande cristal rosa. O conjunto custa 12.000 dólares e sua criadora admite que não sabe se vai conseguir vender.

"É a primeira vez que faço joias para animais", diz, explicando que gosta dos "projetos especiais", como o desfile de mascotes.